Centro Acadêmico Ruy Barbosa - Gestão Ágora

domingo, 24 de abril de 2011

CARB incentiva monitoria discente

Ofício enviado aos professores da FDUFBA:



Centro Acadêmico Ruy Barbosa
Gestão Ágora 2010-2011
Ofício
 n. 33/2011-Tes


Salvador, 23 de abril de 2011.
Aos Ilmos.  Professores do Curso de Direito da UFBA
Assunto: Monitoria


Ilmos. Professores do Curso de Direito da UFBA,
O CENTRO ACADÊMICO RUY BARBOSA, por seus representantes infrafirmados, vem, respeitosamente, perante Vossas Senhorias, acerca da necessidade de promovermos a cultura de monitorias na Faculdade de Direito da UFBA, informar e requerer o seguinte.

A monitoria é um programa pedagógico, remunerado ou voluntário, com a finalidade de assegurar e intensificar a cooperação entre estudantes e professores nas atividades básicas de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, por falta de destinação de verbas da Universidade para as monitorias, estas têm sido atividades voluntárias. 

A Câmara de Ensino de Graduação do Conselho de Coordenação da Universidade Federal da Bahia baseia-se no Art. 84 da Lei 9.394 de 20.12.96 e entende a função de monitoria como atividade discente, que tem como objetivo auxiliar o professor, monitorando grupos de estudantes em projeto acadêmico.

Para participar, o professor responsável deve submeter o projeto ao seu departamento de lotação, que o encaminhará à PROGRAG. O relatório final deverá ser enviado à PROGRAD como requisito para confecção do certificado. Vide formulários em anexo.
A seleção de monitor será feita entre os alunos regulares que cursem ou tenham cursado disciplina junto ao Departamento ao qual se vincule o projeto, somente podendo concorrer os candidatos a partir do 3º semestre. O processo seletivo constará de prova específica, em que o candidato será avaliado com notas de 0 (zero) a 10 (dez), resultando aprovados os que obtiverem como nota mínima o grau 7 (sete). O edital definirá os critérios de desempate.
No edital de inscrição, publicado pelos Departamentos, conforme modelo em anexo, deverá constar:
a) nº de vagas por projeto;
b) horário e período de inscrição (10 dias úteis);
c) relação de documentos necessários: carteira de identidade, CPF e histórico escolar atualizado (fornecido pela S.G.C.);
d) dia e hora dos exames de seleção;
e) requisitos para inscrição, tipo de prova e critérios de classificação.
A atividade de monitoria é uma das formas mais eficazes de promover o protagonismo dos estudantes de Direito no processo de aprendizagem. Sob a orientação de um professor, o discente pode desenvolver as suas habilidades, trocando experiências com a turma e com o professor. Assim, aumentando o número de editais de monitoria, a Faculdade de Direito continuará formando não apenas grandes juristas, mas também grandes professores, como não faltam exemplos nesta Casa.

Portanto, o Centro Acadêmico Ruy Barbosa espera que os professores do curso de Direito da UFBA que ainda não submeteram projetos de monitoria, ou que há algum tempo não os submetem, que pensem nessa possibilidade e incentivem os seus alunos.

Atenciosamente,

Salvador, 23 de abril de 2011.
Gabriel Fonseca

Tesoureiro do CARB

Aline Erdens
Diretora de Produção Científica do CARB

Max Bandeira
Presidente do CARB

Nenhum comentário:

Postar um comentário