Centro Acadêmico Ruy Barbosa - Gestão Ágora

sábado, 12 de março de 2011

Computadores do CARB furtados!

Mês passado, infelizmente, as peças dos computadores do CARB sumiram; restou apenas o gabinete (a carcaça!) dos CPUs. Todas as peças internas (placa-mãe, placa de vídeo, memória, HD...) foram removidas. Não sabemos quem foi o responsável pelo sumiço dos objetos.

Os membros do CARB fizeram a denúncia na Polícia Federal. Todavia, surgiu um impasse em relação à competência da PF, pois não temos certeza ainda se os computadores são propriedade da UFBA ou doação da Fundação Faculdade de Direito. Assim que tivermos certeza nos dirigiremos às autoridades competentes. Ainda assim, sabemos que será uma investigação complicada, já que a sala do CARB fica aberta e, atualmente, está servindo de ponto de apoio para os operários da obra que está ocorrendo na FDUFBA.

Com base nesses acontecimentos - e em fatos passados - assim que a reforma da sala do CARB for finalizada, trocaremos a fechadura e vamos rever o meio de acesso à sala (o acesso continuará livre, mas com um controle mais efetivo).

6 comentários:

  1. PQP! Toda vez é a mesma onda... Não tem um cofre disponível para as férias não?!

    ResponderExcluir
  2. A competência seria da PF de qualquer forma, não? Se o furto se deu em uma IFES? Não entendo bem qual é a esfera de atuação da PF. Mas tomara que ela seja a competente, ela é em geral mais competente que a Estadual.

    ResponderExcluir
  3. PS: na minha opinião, a sala deveria ficar fechada em tempo integral e só ficar aberta nos intervalos e/ou quando tivesse algum membro do CARB na sala, não importando o quanto a galera que fica lá insistisse. A atual política, com a qual eu sempre discordei, de manter a sala aberta o tempo todo, resultou nos acontecimentos reiterados de furto dos bens do CARB.

    ResponderExcluir
  4. Marcus, se os computadores não forem propriedade da UFBA a competência não seria da PF, já que não é o lugar que determina, prioritariamente, a competência, mas o bem atingido (vide art. 144, parágrafo 1º da CF, sobre competência da PF:

    "Apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei)."

    Sobre fechar a sala do CARB: não é a nossa ideia, mas se o que gente por em prática agora não der certo e esse tipo de coisa continuar acontecendo, é uma possibilidade real.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Gustavo, não existem câmeras dentro do CARB. As câmeras ficam fora... Qualquer um com uma mochila pode colocar as peças do computador dentro e sair sem ser notado. Entretanto, poderíamos pensar em botar uma câmera DENTRO do CARB...

    ResponderExcluir