Centro Acadêmico Ruy Barbosa - Gestão Ágora

terça-feira, 15 de março de 2011

Aumento do preço da xerox: de 8 para 12 centavos nas férias.

Após descobrirmos que a xerox da FDUFBA aumentou o valor da xerox em 50% (de R$0,08 para R$0,12), aumento este que consideramos absurdo, enviamos um ofício para o Prof. Diretor Celso Castro. Segue o ofício.

Ofício nº XX/2011

Salvador, 15 de março de 2011

A Vossa Senhoria
Prof. Dr. Celso Luiz Braga de Castro
Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.
40.150-140 – Salvador – BA

Assunto: Aumento do valor da xerox

Senhor Diretor,

O CENTRO ACADÊMICO RUY BARBOSA, entidade de Representação Estudantil da egrégia Faculdade de Direito da UFBA vem, cordialmente, expor e requerer o que segue:

Aos dias 14 de março de 2011 chegou ao conhecimento dos membros da atual gestão do Centro Acadêmico Ruy Barbosa que o valor da fotocópia, que até então custava 8 centavos, passaria a custar 12 centavos. Os discentes da Faculdade consideram o aumento abusivo e antidemocrático. 

Já havíamos sido alertados que o valor seria elevado para 10 centavos, o que também não havia sido discutido com os estudantes e nem sido autorizado pela Direção da Faculdade de Direito. Mas, hoje fomos surpreendidos com a notícia de que o valor de 12 centavos por fotocópia já está valendo para o semestre de 2011.1. Solicitamos que medidas urgentes sejam tomadas por parte da Direção desta Faculdade de Direito, pois o aumento é antidemocrático, abusivo e ilegal. 

As medidas que acreditamos que devem ser tomadas imediatamente, são:
1) O valor da xerox deve voltar a custar 8 centavos por folha;
2) Discussão entre a empresa de fotocópias, a Direção e os discentes da FDUFBA sobre a necessidade de se aumentar o valor da fotocópia, para que se chegue a um consenso, através do diálogo democrático, e não de uma decisão unilateral e arbitrária da empresa de fotocópias.

Nossa intenção – sabemos, igualmente à de V. Sª, – é o acesso a um serviço de xerox de qualidade, mas também com valores compatíveis com a realidade dos estudantes da Faculdade, muitos deles, inclusive, ingressantes através do sistema de cotas e, portanto, sem condições de pagar as muitas fotocópias do semestre corrente após um aumento de 50% no seu valor. Além disso, lembramos que as fotocópias são extremamente importantes para os que não têm condições de pagar 100 reais em cada um dos muitos livros indicados para cada semestre do curso de Direito, o que, não precisa sequer ser cotista para saber. Neste sentido, recordamos o enorme déficit de livros de nossa Biblioteca, o que nos leva a necessitar ainda mais de fotocópias com valores acessíveis, o que é, sem dúvida, uma forma concretizar a luta dos estudantes por assistência estudantil na Universidade Federal da Bahia.

Portanto, contamos com total empenho de V. Sª. perante estes temas, ao tempo em que nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso, de modo a serem as questões enfim solucionadas. Agradecemos, desde já, pela sua compreensão, com votos de sincera estima e consideração.

Atenciosamente,


Conselho Diretor
Centro Acadêmico Ruy Barbosa

Um comentário:

  1. Seria interessante cobrar do nosso ilustre diretor a LICITAÇÃO para a Xerox e para a Cantina. Em todas as Faculdades da UFBA houve licitação para ambas, algumas tendo até mesmo Restaurante. A Licitação, que se dá sob a modalide Concorrência (v. L. 8666/1993), tem um Edital-padrão utilizado por todas as Faculdades e pode ser consultado no CCONV - Coordenadoria de Convênios e Contratos da UFBA. Basta a vontade política do Diretor para fazer acontecer. E é aí que entra o CARB...

    ResponderExcluir