Centro Acadêmico Ruy Barbosa - Gestão Ágora

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Projeto para Criação de Associação de Ex-alunos

Enviado ao prof. Celso Castro:

Ofício nº 58/2010

Salvador, 02 de dezembro de 2010

A Vossa Senhoria
Prof. Dr. Celso Castro
Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.
40.150-140 – Salvador – BA

Assunto: Criação da Associação de Ex-Alunos da FDUFBA


Senhor Diretor,

O CENTRO ACADÊMICO RUY BARBOSA, entidade de Representação Estudantil da egrégia Faculdade de Direito da UFBA vem, cordialmente, expor e requerer o que segue:

Seguindo a premissa de que os vínculos entre os alunos e a faculdade não devem desvanecer após a colação de grau, mas ao revés, devem robustecer, a Diretoria de Projetos do Centro Acadêmico Ruy Barbosa crê que se faz premente a criação de uma associação que vise congregar os ex-alunos da FDUFBA, procurando manter seu espírito e suas tradições. Entendo que já houve uma tentativa de criação da associação e que muito pode ser absorvido deste prévio esforço.
Algumas dificuldades já se apresentam, no sentido de, como dar força à incipiente associação sem dispor ela de recursos próprios para, pelo menos, se consolidar? Muito embora o Centro Acadêmico se disponha a fazer a idéia florescer, protagonizando o processo de criação, ele não pode conduzir a associação quando esta for constituída, inclusive pela natureza dos membros da gestão (alunos). Como angariar, pois, pessoas dispostas a fazer parte do que viria a ser o Conselho Diretor da associação, assumindo o manto das obrigações que dele decorrem?
Na busca de prover solução aos problemas que de logo se interpõem, considero as possibilidades de: a) A associação ser sediada na própria FDUFBA; b) A Fundação Faculdade de Direito suportar, ao menos os custos básicos da associação; c) Notáveis ex-alunos, como alguns professores desta casa, fazerem parte do Conselho Diretor da associação.
É importante frisar que a associação deve ser amparada não só pela Faculdade e pelo Centro Acadêmico, mas também pela Fundação Faculdade de Direito, que, ex vi do Artigo 2º do seu estatuto, evidencia inclusive um desiderato comum ao da associação que se pretende constituir.
Diante do exposto, solicito a V.S.ª que seja marcada uma reunião para debater o projeto de criação da Associação de Ex-Alunos da FDUFBA, o mais cedo possível.
Por fim, dado o bom relacionamento que V.S.ª tem com os alunos no exercício de suas atribuições como diretor, professor e presidente da Fundação, tenho certeza que V.S.ª não se furtará de dar total apoio a este projeto. Aguardo ansiosamente sua resposta e desde já agradeço a Vossa atenção e compreensão, com votos de sincera estima e consideração.

Atenciosamente,

Rafael Carneiro d’Ávila Teixeira
Diretoria de Projetos
Centro Acadêmico Ruy Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário