Centro Acadêmico Ruy Barbosa - Gestão Ágora

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reunião interna - 29/10/10

Pauta:

1. Relatório sobre cursos de férias - "Caso Luiz" (rel. Max)
2. Relatório sobre curso de Ciência Política noturno (rel. Rodrigo)
3. Relatório sobre os problemas das universidades públicas (rel. R. Guimarães)
4. Relatório sobre o arranjo político da UFBA (rel. R. Guimarães)
5. Relatório sobre o estudo de viabilidade da cartilha (rel. Bruna)
6. Relatório sobre a comunicação com o DCE (rel. Max)
7. Relatório sobre o envio de ofícios (rel. Max)
8. Relatório da palestra com Ermiro (rel. Daniel Nogueira)
9. Relatório das reuniões com CEPEJ e SAJU (rel. Max)
10. Relatório das atividades da Diretoria de Comunicação (rel. João)
11. Referendo à resolução das comissões (rel. Rebeca)
12. Relatório sobre a reunião ordinária (rel. Rafael d´Ávila)
13. Relatório sobre as listas de cursos de férias (rel. Aline)
14. Relatório sobre a situação dos livros (rel. Gabriel)
15. Relatório sobre a regularização do CARB (rel. Rafael d´Ávila)
16. Relatório sobre o "Caso Agueda" (rel. Gabriel)
17. Relatório das atividades da Diretoria de Projetos (rel. Mizael)
18. Relatório das atividades da Diretoria de Eventos (rel. Otto)
19. Relatório das atividades da Diretoria de Produção Científica (rel. Aline)
20. Relatório das atividades da Diretoria de Relações Institucionais (rel. R. Guimarães)
21. Questões supervenientes. 



Presentes: Max, Rebeca, Rafael Guimarães, Mizael, João Guilherme, Rafael D'Ávila, Gabriel, Renata, Laís, Aline, Bárbara, Luã.


Antecipação de pauta - necessidade de Mizael sair mais para para viajar. Paula discutida fora da ordem.

- Relatório de regularização do CARB: Mizael, Rafael D'Ávila e Max responsáveis.
 
- Sala do CARB: Mizael demonstrou interesse numa ação para uma espécie de reforma na sala do CARB. João Guilherme pontuou que conversou com Celso Castro e que este havia afirmado que a reforma da sala do CARB estava prevista na reforma geral da faculdade.


- Avaliação docente: Mizael trará a minuta na próxima reunião.


- Procurar marcar reunião com os professores João Monteiro e Ponciano de Carvalho, para que estes possam explicar o que acham ser melhor para a escolha da banca examinadora nos concursos para professor da FDUFBa.


- Curso intensivo: Caso Luiz. Prática Penal e Temas Aprofundados de Dir. Civil - já tiveram início. Novas figuras contratuais - Douglas White - suspensão de licença. 


- Curso de Ciência Política (Gabriel): haverá uma turma somente para o curso de Direito, com 40 vagas.


- Relatório sobre a situação da Universidade Pública na Bahia e no Brasil: Rafael Guimarães elaborou um texto explicativo.


- Apresentação da Gestão Ágora aos outros DAs e CAs - ofícios deverão ser entregues até quarta-feira (03/11/10). Rafael Guimarães. Carta e email para os DAs e CAs.


- Relatório sobre comunicação com o DCE:
1) Decisão do DCE de apoio à candidata Dilma Roussef; CARB neutro à decisão, tendo em vista o estatuto.
2) Próximo CEB: 04/11.
3) Feijoada do SAJU: oportunidade de conversar sobre a gestão com algumas pessoas da faculdade e, possivelmente, conversar também com um representante do DCE.
4) Restaurante Universitário - o DCE vai propor a alteração unilateral do contrato por parte da UFBA, para atender às demandas dos estudantes. Ideias do DCE: postos de distribuição (no Canela) do RU, em vez de criar toda uma nova estrutura ou ter que abrir outro RU.
5) DCE - Diretoria da Mulher - evento contra o novo estatuto do nascituro.
6) Discussão sobre assistência estudantil na FDUFBa.


- Ofícios - todos devem passar pela Secretária-Geral. Controle do número de ofícios (ideia: cada um ganha um número certo, de 10 em 10, e solicita mais quando acabar. ex: Max pega de 1 a 10, Rebeca de 11 a 20. Daí não haverá confusão ou erro).


- Reunião com SAJU (Gabriel Fonseca e Rafael D'Ávila): disposição do CARB para abrir canal de comunicação; contextualização da questão de Agda. O SAJU tem interesse nas cópias, não no dinheiro (Agda prefere repassar o dinheiro).


- Formalização do contrato de locação com a xerox - formalização da promessa de doação (cotas de xerox do CARB).


- Edição número 25 da Revista Ângulos - Lançamento.


- Caso de Agda: reunião do dia com ela desmarcada por interesse dela.

- CEPEJ - George, na reunião que ocorrou com o CARB, sugeriu que lutássemos pela efetivação do projeto Artigo-Avaliação, que já foi aprovado, mas que encontra dificuldade de aceitação por parte de alguns professores. Indicou ainda o projeto das medalhas: ao final do curso, não se "premiar" apenas o aluno laureado (melhor score), mas também ter atenção aos alunos que se dedicam à pesquisa e à extensão. Uma "premiação" de reconhecimento para contemplar o tripé universitário (uma medalha para cada): ensino, pesquisa e extensão. Aline (Diretora da Produção Científica) ficou responsável por apresentar um relatório sobre estes projetos. George sugeriu ainda - como aluno e não como membro do CEPEJ - a divisão física de algumas salas "enormes" na faculdade, para que o professores pudessem pegar mais turmas e não deixar horas sobrando da sua carga horária. Além disso, alegou que as aulas rendem mais num ambiente menor.

- Sugestão: as horas que sobram das cargas horárias de alguns professores deveriam ser utilizadas para a formação de grupos de pesquisa ou cursos de férias.

- Meios de comunicação: apresentação de relatório (João Guilherme). Luã sugeriu colocar um contador de visitar no Blog. Tópicos do relatório:
1) Criação de novo Twitter (www.twitter.com/gestaoagora).
2) Criação de novo tópico nas comunidades do Orkut Direito Ufba e Direito Ufba (noturno) - CARB Informa. Tópico criado já três vezes, mas apagado por bug do Orkut.
3) Procurar entrar em contato com a dona da comunidade Direito Ufba para relacionar a comunidade da Gestão Ágora e atualizar os links da descrição da comunidade.
4) Cada membro da Gestão mandar um foto tipo 3x4 para que João possa disponibilizá-las no album de fotos do Orkut, indicando o que cada um faz na Gestão.
5) Criação de novo Formspring (www.formspring.me/gestaoagora).
6) Utilização dos emails ".carb" para resolver demandas da gestão. Exemplo: joao.carb@gmail.com (e-mail real).
7) Mural. Reorganização do mural. João aponta dificuldades por causa da questão de Agda não liberar as impressões e a questão em debate das cotas de xerox, mas se compromete a começar a utilizar o Mural.
8) Site do CARB. Conversamos com o CPD da UFBA, mas é necessário achar o Diretor de Comunicação da Gestão Além do que se vê. Max diz ser colega dele e que vai procurar estabelecer contato.

- Reuniões ordinárias: Rafael D'Ávila propõe que, esse ano, façamos apenas uma reunião, tendo em vista que estamos em fase de organização. João Guilherme propõe que haja duas reuniões. Concordam que em 2011 precisaremos de reuniões com mais mais frequencia. Não existe ainda consenso em relação à peridiocidade das reuniões.

- Cursos de férias: Max afirma não ser possível o oferecimento de disciplinas que já foram oferecidas durante o semestre. As disciplinas de férias são um caso excepcional, não para adiantar curso.

- Questão dos livros (espólio do falecido professor): Gabriel conversou com bibliotecário que revelou que os livros estavam na Congregação, mas, na reforma, foram jogados de qualquer maneira no subsolo. Outro bibliotecária afirmou que muitos dos livros não será aproveitados e irão para a UEFS. Fica uma data a ser marcada para fazer o "Mutirão dos Livros" - encaixotar e organizar os livros.

- Relatório de Produção Científica: lista de curso de férias, conversa com o professor Ermiro sobre projeto semelhante às quintas fundamentais.

- Relatório de Relações Institucionais: Haverá assembleia estudantil da ANEL, provavelmente na UNEB, dia 06/11. Já citado texto sobre situação das universidades públicas. Já citada questão de relação com outros DA's e CA's.


- Camisa do CARB: Gabriel anuncia preocupação com o fato de nem todo mundo saber quem é da Gestão e sugere a confecção de camisas que nos identifiquem. Rafael Guimarães sugere que ocorram plantões na sala do CARB.


- Projeto do discente Homero. Homero procura apoio do CARB para fomentar grupos de estudo. Competência da Diretoria de Produção Científica.

- Sugestão: comprar raquetes de tênis de mesa (ping-pong); procurar fazer orçamentos.

- Semana do Calouro: organização pelas diretorias de Comunicação e Relações Institucionais.

Esta reunião durou mais de duas horas e ocorreu à noite, na sala do CARB.

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de saber quando será a próxima reunião ordinária, e se há alguma forma de sempre saber antecipadamente quando ocorrerá a próxima.

    ResponderExcluir